Ciclo de Webinários para gestores municipais

Data:  04/03/2021

Início: 10:00

Fim: 11:00

Local: Microsoft Teams transmitido pelo YoutubeAcesse a programação

Objetivo do evento: Lançar o Programa TCU+Cidades e apresentar as principais linhas de atuação do TCU nas políticas públicas descentralizadas.

TCU+Cidades vai atuar para ampliar acesso de informações qualificadas a gestores municipais
Com lançamento marcado para o dia 4 de março, o programa visa prestigiar a atuação pedagógica e orientativa do Tribunal para apoiar o gestor na entrega de serviços públicos de qualidade para as populações dos municípios brasileiros.

Para apoiar os gestores dos 5.570 municípios brasileiros, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai lançar, no dia 4 de março, às 10h, o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável, o TCU+Cidades. O objetivo é contribuir com esses gestores no acesso a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas.

“Queremos apoiar o gestor que deseja acertar e se encontra, muitas vezes, desaparelhado da estrutura necessária para tanto”, afirma a presidente do TCU, Ana Arraes. O objetivo do programa, segundo ela, é a maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão da coisa pública, facilitando o acesso aos entendimentos e às publicações do TCU.

O principal público-alvo do TCU+Cidades são os prefeitos, gestores e servidores municipais. O programa se alinha a uma das prioridades da nova gestão do Tribunal: aperfeiçoar o diálogo orientador com os municípios, como forma de atuar na prevenção das falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos.

Para isso, a ideia é melhorar o acesso, de forma substancial, por meio do aprimoramento da busca informatizada, da consolidação das informações constantes das bases de dados de interesse, e da ampliação da oferta de cursos e diálogos. Uma das frentes de ação do programa será a formação de parcerias com outros órgãos e entidades para viabilizar os objetivos.

Para marcar o início do programa, o TCU realizará um ciclo de webnários para os gestores municipais, com palestras abordando temas fundamentais no contexto da administração municipal.

Os interessados em participar do ciclo de webnários já podem realizar sua inscrição por meio do link:  Aqui

O lançamento do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades) será transmitido ao vivo a partir das 10:00h do dia 4 de março no Canal do TCU no You Tube

O lançamento do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades) será transmitido ao vivo no Canal do TCU no YouTube